Competências futuras ou atuais? Parte III

23 de Outubro de 2015 | Artigos

Por Patrícia Almeida

Dando continuidade ao texto publicado no dia 21/10/2015.

E quais são as 10 competências mais pontuadas? Do percentual mais alto ao mais baixo, os mais valorizados serão os talentos que demonstrarem evidências de:

  1. Ética no trabalho: 73%
  2. Atitude confiável: 73%
  3. Atitude positiva: 72%
  4. Auto-motivação: 66%
  5. Orientação para a equipe: 60%
  6. Gerenciamento de prioridades: 57%
  7. Trabalha bem sob pressão: 57%
  8. Comunicação eficaz: 56%
  9. Flexibilidade: 51%
  10. Auto confiança: 46%

Observe que o resultado de uma boa comunicação, de uma atitude positiva no trabalho e, assim por diante, aumentarão a harmonia do time. No entanto,  chama a atenção nesta lista que, dentre os 10 comportamentos listados, 09 deles estão diretamente relacionados ao autogerenciamento. Ou seja, cabe a cada um aprender a buscar o que o faz melhor, de modo tornar a empresa dos sonhos, real para ele próprio, e isso independente de sua liderança.

O profissional com elevada exigência pessoal, poderá sentir que a responsabilidade para ele pareceu alta demais. Mas, não me queira mal. A intenção destas linhas é mobilizá-lo para algo melhor. E, sim, o movimento não deve partir apenas dos talentos. Faça a sua parte, pois às empresas, caberá identificar as estratégias para tê-lo por perto.

O lado positivo, é que se você possui uma equipe para gerenciar, o desafio melhora, haja vista que o talento com tais competências poderá apresentar questionamentos ainda mais interessantes. No guia 2014 você s/a, as melhores empresas para você trabalhar, coragem é o que move as 150 Melhores.

Mesmo porque, em uma pesquisa conduzida pelo alemão Rainer Strack, especialista em Recursos Humanos, está reforçada uma informação sabida por todos os empreendedores e líderes organizacionais: o país está carente de pessoas qualificadas. O que torna a TED do Rainer Strack, que aconteceu em outubro de 2014, ainda mais intrigante é que:

Faltará talentos não apenas no Brasil, mas nos 15 países que impulsionam a economia mundial.

O Brasil não está na lista dos países com maior mobilidade para outros países.

Em 2020, o Brasil terá um déficit de -7% da mão de obra que precisará. Mas, em 2030, o déficit será de -33%.

Ou seja, enquanto faltavam pessoas apenas na empresa x, isso era um problema de gestão da empresa x. Mas, pela pesquisa apresentada na TED, para se ter os melhores dentro de sua empresa, é preciso reforce o plano de ação agora, pois, apesar de não ter tantas ferramentas para prever o futuro, existem muitas que podem ajudá-lo a se preparar para o futuro que você quer para a sua empresa ou para você mesmo.

Enxergou isso como um problema? Será que não vale a pena exercitar o foco na solução? Vamos juntos, se precisar de ajuda, estamos nos preparando para isso. Venha.

Quer sugerir novos artigos? Envie-nos um e-mail para myself@myselfsolucoes.com.br