Foca na solução

25 de Setembro de 2015 | Artigos

(PARTE I)

Por Patrícia Almeida

Em relação ao atual momento econômico, os sites de notícias e comentaristas, de uma maneira geral, tem-se dividido em duas vertentes: os mais pessimistas - que conferem vida longa a crise e à crença de um futuro pior, apresentando evidências disso.

E os mais otimistas, que enxergam a realidade, mas focam a sua atenção nas oportunidades do atual cenário. Assim como os orientais, acreditam que em toda crise, há uma oportunidade. E eles também apresentam evidências que contrariam os incrédulos.

Por opção, tendo a acreditar na segunda vertente, já que o foco do meu negócio, em essência, é a mudança. Mudar, implica em deixar de ter, fazer ou viver algo que não gera resultados positivos.

Essa atuação permitiu observar em alguns casos, que quando a necessidade de mudança chega, é tão intensa, que muitos tendem a querer fazê-la de modo rápido, não valorizando os pequenos avanços, caindo no discurso de que “mudar é difícil”. E, por isso, desistem no meio do caminho, retomando o hábito anterior.

Quanto ao cenário econômico, reconhecendo o valor da liberdade de escolha individual, independente de ser otimista ou pessimista, o fato é que a grande maioria das empresas está enfrentando mudanças turbulentas, o que implica a necessidade urgente de profissionais e ações com abordagem focada em soluções para os problemas. “Se estamos em crise ou não, o que me interessa é ter um time que me ajude a resolver os problemas que estão surgindo”, “(...) e eu quero a sua ajuda para que eles compreendam isso”, me disse uma cliente da industria.

Ao ouvi-la, logo lembrei da prática de uma empresa, e com ela, do livro Execução, escrito por Larry Bossidy e Ram Charan, onde dissertam que para aumentar as chances de sucesso, é necessário ser transparente no modo como quer alcançar a meta, com uma flexibilidade que até a meta mais complexa possa ser descrita em uma página. Os autores alertam que Líderes de alta performance em resolução de problemas, como demanda a minha cliente, precisam saber o que gerir e ensinar o seu time como gerir.

E como fazer isso? Para Peter Drucker1

comportamentos visíveis resultam de processos invisíveis que ocorrem dentro da ‘caixa preta’ interna de uma pessoa.

O autor reconhece a importância da neurociências para que o líder possa aprender a auto-gerenciar os seus pensamentos, a fim de exercitar atitudes positivas, por meio da atenção plena. Agindo assim, é possível perceber pensamentos e emoções, o que permite melhor autogerenciamento.

Na próxima semana, continuamos...

1. Cap. 11 In PEARCE, Craig L; MACIARELLO, Joseph A; YAMAWAKI, Hideki. O Legado Vivo de Peter Drucker – a sabedoria, o conhecimento e as ideias ao alcance dos líderes atuais. São Paulo: M.Books do Brasil Editora Ltda, 2011.