Competências futuras ou atuais? Parte II

21 de Outubro de 2015 | Artigos

Por Patrícia Almeida

Dando continuidade ao texto publicado no dia 19/10/2015.

E estas, demandarão competências para que se concretizem – no total dez competências. Sendo assim, para que alavanquem, talentos serão os profissionais que apresentarem competências como:

  1. Produção de sentido: aquele que demonstra capacidade para dar sentido profundo ao que expressa.
  2. Inteligência Social: consegue efetivamente conectar-se com os outros de uma maneira direta, de sentir e estimular reações e interações desejadas.
  3. Pensamento original e adaptativo: Além de pensar, o profissional consegue chegar a soluções ainda não utilizadas.
  4. Competência intercultural:  consegue atuar em diferentes padrões culturais.
  5. Pensamento computacional: compreende e traduz uma enorme quantidade de dados em conceitos abstratos.
  6. Alfabetização em nova mídia: avalia criticamente e desenvolve conteúdo com novos formatos de mídia, de modo a persuadir o outro.
  7. Transdisciplinaridade: facilidade para entender conceitos interdisciplinares.
  8. Planejamento: apresentar e realizar tarefas e processos de trabalho para os resultados almejados.
  9. Gerenciamento da capacidade cognitiva: filtra informações por importância, aumentando a sua função cognitiva.
  10. Colaboração virtual:  trabalha de forma produtiva, engaja e se faz presente como membro de uma equipe virtual.

A torcida é que você tenha um bom número destas competências. Mas, por que acreditar que precisa ter todas elas? Lembre-se, são dez competências que contribuem para seis áreas de negócio. Atuará em todas?

Quer refletir um pouco mais sobre isso? Continuemos.

Outro estudo que reforça conhecimento já existente, porém atualiza-nos com dados numéricos, foi a pesquisa desenvolvida pela multinacional Career Builder, por meio de sua unidade de Chicago.

No período de fevereiro a março de 2014, a empresa pesquisou on line 2.138 americanos tomadores de decisão em processos seletivos, a fim de saber quais habilidades mais valorizavam nos candidatos.

 Qual foi o resultado?

 77% dos respondentes apostam mais nas competências comportamentais, do que nas competências técnicas (16%).

 Continuamos depois... Caso prefira ler tudo de uma só vez, envie-nos um e-mail para myself@myselfsolucoes.com.br