Sejamos confiantes e confiáveis

05 de Novembro de 2015 | Artigos

Por Patrícia Almeida

Assistindo a um documentário no canal BBC EARTH me senti maravilhada ao conhecer tantas competências comportamentais em um time de pescadores.

Nos períodos de seca, com dificuldades para encontrar peixes nas águas calmas do Rio Zambeze, fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, na África, eles tiveram que encontrar uma solução. Identificaram há diversas gerações, que o melhor lugar para pescar era onde a água fluia mais rapidamente, e não coincidentemente, é o lugar mais perigoso da região: na borda das cataratas vitória. São mais de 8.000 toneladas de água que corre por cerca de 100 metros de altura.

bbc.png

Além desta aventura vista na imagem postada, para chegar até lá, precisam atravessar um rio cheio de crocodilos. E, depois de superado esse desafio, devem enxergar os elefantes, antes de serem vistos por eles, mantendo elevada calma, para não incitar a inconstância dos gigantes selvagens.


Somente assim, conseguem o desejado prêmio: pescar em uma torrente forte de águas onde os peixes estão aflorados.

Durante a travessia, alguns travavam de medo e o irmão mais velho, voltava para buscá-los, estendia lhes a mão, e os encorajava a continuar. Precisaram se superar, vencer inseguranças, exercitar a força mental e física.

Será que não poderiam ter caçado, colhido ou encontrando uma solução mais fácil? Pode ser que sim, não aprofundei.

De todo modo, é possível observar, que além de terem sido movidos pela necessidade, pela tradição local, tinham um líder em quem confiavam, e uma equipe que compartilhava o mesmo objetivo.

É disso que o coach e autor de diversas obras sobre liderança, Ram Charam está falando, quando escreve que “a colaboração é a base do padrão de vida que gozamos hoje em dia. A confiança é o aglutinante. Jim Loehr, co-autor de The Power of Full Engagement, segue a mesma linha - “a confiança é o sine qua non do sucesso em negócios, que ficamos coçando nossas cabeças perguntando-nos como algo tão crítico não recebeu lugar na primeira fila, a cadeira número um em nossos negócios”.

É nisto que eu também acredito. E você?