Desejo: Uma meta a realizar

06 de Outubro de 2010 | Artigos

Por Patrícia Almeida

Você já parou para contar a quantidade de vezes que desejou algo, mas desistiu antes mesmo de iniciar? Alguma vez, você se colocou diante de uma meta e conseguiu atingi-la? Será que é possível ter sucesso, mesmo quando não se tem sorte? Essas e outras questões me estimulam a desenvolver este texto, mas, a tentativa será convidá-lo não à reflexão, mas a ter atitude.

Se para alguns, uma meta possa parecer planejamento excessivo ou sonho irreal, para outros representa, o objetivo que sustenta a própria existência, independente do tamanho de seus projetos. E se a sua meta é tão difícil e distante, a ponto de parecer inexequível, espero que essas linhas sejam propícias a uma aproximação e possível concretude.

Certa vez, o consultor organizacional Geraldo Eustáquio de Souza escreveu algo como: "uma meta tem que começar com um sonho, pense o que você realmente quer que aconteça sempre, suficientemente difícil para que possa se orgulhar quando acontecer". Creio que essa frase nos serve como impulso para iniciar. Mas para sermos essencialmente práticos é preciso: avaliar, planejar, conquistar aliados, identificar os conselheiros, acompanhar e depois curtir.

Avaliar - Você já notou que algumas pessoas têm a habilidade de fazer as coisas acontecerem, enquanto outras nunca saem do lugar, embora sempre ocupem a cadeira do "eu prometo"? Do mesmo modo que para o primeiro grupo, a atitude é tudo; no segundo grupo, nem tudo o que dito é confiável que vá acontecer. Em grupos de trabalho é comum ver tal situação durante as reuniões. Cada um com a sua responsabilidade, mas eis que alguns fazem um excelente discurso ao vender uma ideia, que nunca sai do papel. E o que era bonito na teoria, acaba como um desastre na prática, porque nada é realizado. Tudo isso poderia ser natural e aceitável não fosse o tempo que perdemos em deixar de fazer o que realmente gostaríamos de fazer. Então, antes de abandonar ou de assumir determinado objetivo, o primeiro passo é avaliar se realmente é uma meta realizável. É possível dizer que serei um campeão nas Olimpíadas de 2016, mesmo sabendo que não gosto e tenho preguiça de fazer exercícios? Sim, difícil é fazer acontecer. O desejo de realizar algo deve partir de dentro para fora. Então avalie: o que quer fazer? Quem te impede fazer? É você ou as outras pessoas? De que forma as outras pessoas o impedem? Ao fazer essa análise, em grande parte das vezes, observará que os maiores empecilhos para que realize determinado objetivo, está dentro de você mesmo. Ou porque teme pelo que os outros vão pensar ou até mesmo, por medo de tentar. Pergunte-se sempre: o que deseja ser ou ter e avalie as condições a serem modificadas.

Planejar - Quando se tem claro, de uma maneira consistente, baseado em fatos e dados, o que você busca, então, a situação que surge é como fazer para que isso aconteça. Digamos que a sua meta é tornar-se um diretor de logística, mas hoje você está porteiro em determinada empresa. Se a sua meta é essa, então não se envergonhe e lute. Para isso deverá saber: quais são os requisitos que um diretor de logística deve ter para assumir o cargo, a formação, os sistemas de tecnologia que deverá aprender. Enfim, tente planejar passos que precisará dar, para que consiga alcançar o seu objetivo principal. Além disso, quanto precisa ter financeiramente para que possa realizar alguns cursos? Quanto tempo de experiência será necessário? É preciso ser realista, mas não pessimista. Se o curso superior que precisa fazer é mais caro do que recebe de salário mensal, então será preciso outros planos, dentre eles, um curso técnico que o possibilite mudança para um cargo cujo salário é mais atrativo, ou até mesmo, a possibilidade de financiamento estudantil. Coloque prazos para que possa realizar cada passo, estabeleça pequenas metas, pois devagar, mas continuamente, atingirá o seu objetivo.

Conquiste aliados - Determinados projetos somente andam, quando são realizados em equipe, portanto, seja humilde e se a situação exigir, peça ajuda. Mas cuidado! Solicitar auxílio é bem diferente de terceirizar serviços. Existem pessoas que adoram assumir responsabilidades e terceirizá-las para que os outros executem. Isso não seria um problema se a sua meta é exercitar o poder de persuasão e se tornar um futuro líder. Mas, pode chegar um momento em que quando mais precisar, o seu aliado não poderá atendê-lo, pois já estará farto dos favores que lhe faz. Então, não desperdice os pedidos que faz aos aliados. Peça-os ajuda quando realmente for necessário, lembrando sempre de reconhecê-los, pois não há nada mais cruel do que ter os méritos que deveriam ser de outra pessoa. Aliados não são apenas os que servem em tarefas, mas também aqueles que podem contribuir com conhecimento, com contatos que podem ser importantes para a concretude de seus objetivos.

Identifique conselheiros - Escolha-os adequadamente. Conheço pessoas que amam estar ao lado de quem as bajula. Cuidado com isso! Os bajuladores são bons em momentos de crise, mas se precisamos deles o tempo inteiro, isso é dependência. E o problema de se depender dos bajuladores é que eles jamais dirão o que você não quer, mas precisa muito ouvir, inclusive para corrigir um hábito ruim. Deixe a sua vaidade de lado. Afinal, todos os serem humanos possuem possibilidades e limitações. Quando conhecemos as nossas possibilidades, caminhamos; mas tão importante é conhecer as limitações, pois elas podem ser a chave para atingirmos mais rapidamente os nossos objetivos. Tão ruim quanto os bajuladores, são os destruidores. Existem pessoas que sentem prazer em destruir os sonhos das outras pessoas. De uma maneira sucinta, simplesmente massacra: você! Diretor? Aí pronto, era tudo o que faltava para uma pessoa que já não se sentia segura, desistir de passar em um concurso ou qualquer que seja o sonho. Então, escolha bem os seus conselheiros e os ouças atentamente. Se o que lhes disser o mobilizar ao sucesso, então, mantenha-o, mas se quanto mais compartilha as suas metas, mais ele te distancia de seus projetos. Por isso, pense duas vezes antes de abrir a boca.

Acompanhe - Por fim, acompanhe. Se o seu plano é ser engenheiro, então, verifique se as suas ações estão coerentes com o que deseja? Já vi pessoas dizerem que sonhavam ter um salário compatível com o seu esforço e dedicação à empresa e, de uma forma totalmente incoerente, essas pessoas mal sabiam quais eram as metas da própria área de trabalho. Para iniciar uma faculdade, passar num concurso, conquistar outros níveis hierárquicos é preciso estudar, trabalhar e se envolver, com um foco orientado e coerente com o que pretende alcançar.

Não importa qual é o seu maior sonho, o que importa é quando, como, onde e quais as pessoas que o ajudarão a tirá-lo do papel. E se, neste momento está pensando nas justificativas para afirmar que tudo isso não passa de uma ficção, porque a realidade é outra, então, pense nos limites que já está colocando a si mesmo. Realize-se e seja feliz!